Artes e Artesanato Polonês
Lustre de flores. Decoração de tetos da casa, com artesanato aranhas (payanki).Museu: Centro Histórico e Cultural Polska. Colônia Dom Pedro II.
Altar e Flores de Rosa Biernaski e Judite Gaideski, floristas. Colônia Dom Pedro II.
Foto no Museu - Centro Histórico e Cultural Polska. Colonia Dom Pedro II/C.Largo/PR.
Lustre de flores. Decoração de tetos da casa, com artesanato aranhas (payanki).Museu: Centro Histórico e Cultural Polska. Colônia Dom Pedro II.
Culturartepolonesa
Culturartepolonesa
Culturartepolonesa
Artes e Artesanato Polonês
Nas Colônias Polonesas do Paraná, como na Colônia Dom Pedro II/Campo Largo/PR, a arte popular e o artesanato se originou com a vinda dos imigrantes poloneses no período de 1876 e foi passado para outras gerações.
Conforme a tradição as mulheres das Colônias confeccionavam as flores para decoração das casas, para os dias das festas, principalmente no período das comemorações das festas de natal, páscoa, casamento e batizados.
O artesanato Polonês configura-se por várias modalidades. Entre as artes mais populares encontra-se os entalhes em madeira, a pintura , os recortes em papel (wicinanky), as pêssanky, bonecas polonesas de pano, matrioskas (babuszkas) de pano, bordados diversos com franjas de amarração, panos de parede com bordados com motivos florais, animais e pessoas. Faziam a "arte de aranhas", pająki confeccionadas e organizadas em estilo de aranha, para decoração, eram penduradas no teto das casas, assim como os recortes em papel (wicinanky), usavam para a confecção de flores de papel, para a decoração do interior das casas e os altares.
O artesanato Polonês e os bordados caracterizavam o trabalho da mulher prendada nas Colônias polonesas para a decoração da casa da família.
Várias mulheres se destacaram como Floristas na Colônia Dom Pedro II e confeccionavam vários tipos de flores para as suas famílias e para a revenda, atendendo às diversas comemorações e para as festas e casamentos. Entre elas se destacava a Angelina Biernaski, a Natália Ales Sikora, Rosa Ales Biernaski, Catarina Mika entre outras que se dedicavam a esse trabalho, Sikora, Mafalda Ales (2014).
Atualmente o "Artesanato Polonês" se configura por diferentes modalidades, porém mantendo as características da etnia polonesa.
Artesanato Polonês - Pode ser encontrado nestes endereços:
- No Restaurante Nova Polska - Colônia Dom Pedro II/ Campo Largo/PR;
- No Memorial Polonês - Bosque do Papa / Curitiba/PR;
- Na Colônia Muricy- Caminhos do Vinho - São Jose dos Pinhais;
- No Parque Cachoeira - Araucária/ PR
Partes do conteúdo extraído da Dissertação de Mestrado. Em conteúdos, (citações em estudos e pesquisas), favor referenciar os Autores, sob consulta no - Link de acesso - CT_PPGTE_M_Sikora, Mafalda Ales_2014.pdf.
SIKORA, Mafalda Ales. As políticas de imigração no Brasil nos séculos XIX e XX e o desenvolvimento de territórios: Estudo de Caso da Colônia Dom Pedro II - Campo Largo Paraná. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. UTFPR, 2014.